O que isso quer dizer?
Temos falado sobre a importância da espiritualidade na nossa vida, mas como posso medir este estado de saúde e bem-estar?
Acredito que possa parecer um pouco estranho até uma enfermeira a falar de espiritualidade e crenças espirituais e energias. Embora a questão da espiritualidade nos cuidados de Enfermagem não seja algo novo, e inclusive bastante documentado como uma necessidade nos utentes, é pouco frequente o enfermeiro ou qualquer outro profissional falar desta dimensão.
Primeiro porque ainda existe a confusão entre espiritualidade e religião e enquanto não batalharmos nesta educação por parte da população e nos próprios profissionais, nunca poderemos falar desta dimensão humana tão importante. Depois nós profissionais de saúde e população em geral não falamos sobre algo sobre o qual estamos pouco preparados.
No entanto, acredito que o enfermeiro e outros profissionais de saúde não poderão continuar a limitar-se a omitir esta dimensão ou a misturá-la com religião, encaminhando o assunto para o capelão ou algum agente religioso, embora em algumas situações isto também seja válido e muito importante.
Será relevante saber qual a religião que professa, mas também e não menos importante, perceber qual o sentido que a pessoa dá
à sua vida no momento atual e como intervir para ser ajuda nesta dimensão.
A Espiritualidade pode ser definida como uma conexão entre o eu(self), aos outros, a uma força de vida, que eu chamo de energia positiva, alma ou Deus, esta força permite que as pessoas experimentem a auto transcendência( expansão de limites pessoais, considerarem-se parte do universo e encontrem significado na vida
Pode ser considerada como uma metamotivação existencial que nos impulsiona a ser mais e melhores.
O Diagnóstico Angústia Espiritual é aplicável àqueles que apresentam um distúrbio no seu sistema de crença ou de valores espirituais , que proporciona a força, esperança e significado de vida.
Há uma rotura com o que a pessoa acredita acerca da vida, há um questionamento acerca do sentido da vida, do sofrimento, há uma separação dos laços religiosos e espirituias. Pode haver um intenso sofrimento, raiva e zanga contra a divindade.
Na teoria do cuidado transpessoal de Jean Watson fica bem claro que o espírito, o ser interior ou a alma de uma
pessoa existe em e por si própria. A dimensão espiritual do ser, é intrínseca ao seu próprio existir.
A dimensão espiritual não surge como algo recente na investigação e na saúde, em 1988 a Organização Mundial de Saúde reestruturou o conceito multidimensional de saúde e iniciou um aprofundamento das questões ligadas à espiritualidade e saúde, sendo considerado o bem-estar espiritual uma das dimensões do estado de saúde.
Em saúde existem algumas Escalas de avaliação de espiritualidade em contexto de saúde, nomeadamente a :
Mas como posso medir em termos práticos e simples o meu próprio bem-estar espiritual?
Primeiramente é questionar quais são as minhas crenças espirituais? O que eu entendo por bem estar, ou conforto espiritual?
Algumas das manifestações de Manifestações de sofrimento espiritual são:
Vazio no peito;
Insatisfação com a vida;
Não ver sentido na sua existência;
Tristeza;
Choro constante;
Depressão;
Stress e ansiedade em demasia;
Não aceitação da condição de doença/problema/crise
António Barbosa no modelo multidimensional da espiritualidade, utilizado frequentemente em saúde , fala sobre A Avaliação em relação às 4 dimensões que levam ao conforto espiritual , sendo elas a reconciliação existencial, muito relacionada á minha relação com os outros, o propósito existencial, a plenitude existencial, mais ligada ao sentido á esperança e renovação do eu, e o sentido de transcendência, que tem mais a ver com relação de conexão com o cosmos. Dentro de cada dimensão tem uma serie de questões que podemos fazer para explorar a dimensão espiritual.
Conforto Espiritual em ultima analise é a Serenidade é um “Estar em Paz” com a vida que se tem, com a vida que se teve , e com a possibilidade de poder ou não mudar ou aceitar a vida como ela é.
Afirmações de Balanço espiritual positivo
Muito grata por estares desse lado, espero que tenha feito sentido para ti a partilha desta semana.
Para continuares a despertar essa energia positiva que reside dentro de ti e que te impulsiona a ser mais e melhor, podes começar pelo meu livro Vida Plena e Positiva onde transformas as tuas rotinas em rituais de saúde e energia positiva.
Sem mais assunto, despeço-me até para a semana , votos de uma semana feliz , com saúde e muita energia positiva.
Um Beijinho Positivo.
Ana