1. Não és obrigado a aceitar qualquer pedido
Antes de estabeleceres relações com outras pessoas, vale apena entender o que é realmente importante para ti. Para fazeres isso, cria uma lista de pessoas, causas e eventos aos quais gostarias de dedicar o tempo e força.
Isso ajuda-te a priorizares aquilo em que realmente vale a pena “gastares” a vida.
Porém, podemos observar a forte ligação de elevar a nossa energia através da meditação/ consciência, pois acalmar e focalizar a mente, é uma solução altamente eficaz para o aumento da energia — especialmente a longo prazo.
A meditação ajuda a aliviar o stress e promove uma perspetiva positiva da vida, o que pode aumentar gradualmente os níveis de serotonina, basicamente quando os teus níveis da serotonina se encontram normais, estás mais concentrada, calma e mais feliz.
2. Sugere outro tipo de ajuda
Talvez esta seja a maneira mais fácil de rejeitares alguma coisa. Ao te recusares a fazer o que uma pessoa te pede, oferece uma alternativa, “um prêmio de consolação”. Por exemplo, se hoje à noite não puderes encontrar a tua amiga que não vês há vários meses, promete fazê-lo na próxima semana. A coisa mais importante, neste caso, é tentares ser realmente útil para uma pessoa que te pediu algo e não agiste pelo desejo de te livrares do sentimento de culpa.
3. Expressa empatia
Se não puderes ajudar uma pessoa, mostra a ela que ouviste e que entendeste o que ela precisa. Diz que estás a passar por um momento difícil, mas que não és capaz de ajuda-la naquela situação ou naquele momento. Isso ajudará o interlocutor a se sentir melhor e vai ser mais fácil aceitar sua rejeição.
4. Diz “não” ao pedido. Não à pessoa
O fato de te recusares a atender o pedido da pessoa apenas mostra que agora não tens a possibilidade de ajudá-la. Naturalmente, é importante ser cortês e benevolente.
Podes elogiar a pessoa ou o seu trabalho, mas ainda assim mantém a tua firmeza dizendo “não”. Esse comportamento deixará claro para o outro que não o rejeitas te, apenas que não pode ajuda-lo.
5. Explica o motivo de Recusares
Não tens de fazer um discurso longo; é melhor resumir brevemente os motivos da recusa. Talvez estejas com pressa porque tens uma consulta médica, ou estejas muito cansado e precises relaxar. Ou ainda não queiras fazer esse trabalho ou emprestar algo por motivos morais. Procura falar sobre os teus motivos de maneira honesta.
6. Treina para dizeres “Não”
Todo o conhecimento será apenas uma teoria, a menos que comeces a praticar a habilidade de rejeitares as solicitações de pessoas diferentes.
Começa escolhendo situações simples, com risco mínimo. Por exemplo, diz não quando o empregado te oferece uma sobremesa. Tenta outra forma de treinamento: fica sozinho em uma sala e repete a palavra “não” 10 vezes. Isso te dará confiança para quando precisares dela.
7. Transforma a tua Recusa em um Elogio
Rejeita o pedido da pessoa, mas o faz de uma forma que pareça um elogio. Por exemplo, “Obrigado por te lembrares de mim” ou “Eu gosto que me perguntes primeiro”.
Podes dizer o quão importante é o seu trabalho, expressar sua gratidão e desejar-lhe boa sorte.
8. Prepara te para fazer escolhas
Muitas vezes achamos difícil dizer “não”, não porque tenhamos medo de ofender as pessoas, mas porque não queremos perder
interessante. É assim que nos esquecemos de que a rejeição não é apenas uma oportunidade perdida, mas um compromisso.
Toma nota: quando recusamos um pedido, aceitamos algo mais importante. Nesse caso, simplesmente escolhemos uma das duas oportunidades.
9. Em resposta à persistência, sê categórico
Algumas pessoas são tão persistentes em seus pedidos que não te deixam em paz até conseguirem o que querem, especialmente as pessoas mais próximas. Se isso acontecer, não precisas ouvi-los. A melhor tática seria simplesmente dar a mesma resposta uma e outra vez. Isso não significa que não tenhas empatia; podes, sim, ter empatia, mas não deves permitir que o “não” gradualmente se torne um “talvez” e, finalmente, um “sim, é claro”.
10. Não demores muito para dar uma Resposta
É realmente muito difícil dizer não. Mas quando demoras a dar uma resposta, dizendo “talvez” e depois negando, é muito pior. A longo prazo, uma recusa clara e oportuna é muito mais cortês e conveniente para uma pessoa.
Quando não tentamos fazer tudo ao mesmo tempo, preservamos o nosso tempo e a nossa energia. Melhor fazer poucas coisas e bem do que tentar ajudar as pessoas e ficarmos mal.