Pensar demais por vezes é algo que nos pode criar preocupações e impedir de avançar.


Este é sem dúvida um artigo escrito para Mulheres Re@ais, com vidas agitadas. Sem dúvida que pensar demais pode mesmo ser um grande problema! É algo que interfere com a nossa atividade diária, com as nossas relações, com a qualidade do sono. Em suma, com nossa qualidade de vida e saúde .

Pensar demais e constantemente, pode mesmo fazer parte de uma série de sintomas de uma pessoa que tenha transtorno de ansiedade generalizada (TAG). Uma pessoa com TAG, além de se sentir constantemente preocupada ou angustiada, tem  igualmente dificuldade em controlar esses sentimentos. A intensidade, a frequência ou a duração das preocupações são maiores e exageradas para determinadas situações.

As preocupações são de natureza geral, variam muito de temas e assuntos, ao longo do tempo.

Preocupações comuns incluem: responsabilidades profissionais e familiares, dinheiro, saúde, segurança, reparos do carro e afazeres. Acredito que ao ler tudo isto até podemos pensar que temos transtorno de ansiedade, mas não é bem assim. O TGA precisa ser efetivamente bem analisado e diagnosticado com base numa avaliação clínica cuidada. Além disso, requer tratamento e seguimento clinico adequado.  No entanto, será sempre benéfico colocar estas dicas em ação.

Quando falamos em pensar demais podemos também falar em pensamentos automáticos, recorrentes ou ruminação mental. Por exemplo, aqueles pensamentos que não nos saem da mente, ou que estão constantemente presentes.

Se alguns destes sentimentos te são familiar, ou até se por vezes te sentes sobrecarregada e a Pensar demais, eis algumas dicas que podem ajudar:

1º Ter consciência dos pensamentos

Parece banal dizer isso mas a verdade é que se não tomares essa consciência nunca vais perceber que tens um problema que está a interferir com a tua vida e saúde.

Eis um exemplo de exercício prático que te pode ajudar. Anota num papel quais os pensamentos que estão a interferir com o teu bem estar. Anota também os pensamentos que te fazem sentir bem e com energia. Ao analisares por certo que vais conseguir perceber quais os pontos a ajustar.

2º Começa por focar a tua atenção na solução e não no problema

Maioritariamente despendemos demasiada energia no problema. Na realidade, deveríamos despender a nossa atenção para a resolução do mesmo.

3º Percebe se a resolução do problema ou a causa dos pensamentos exagerados depende de ti.

Por vezes a situação que nos preocupa não depende de nós. Por vezes, nem mesmo da nossa interferência. Então porque despender a minha energia em algo que não posso mudar? Concentra-te inicialmente naquilo que podes fazer. Caso não possas fazer mais nada, entrega ao universo!!

4ª Recorda-te de problemas e crises que já superaste.

Este é o momento de introspeção. Ao longo da tua Vida já eventualmente passaste por uma situação ou sentimento semelhante? Quais as estratégias que utilizaste e quais as que foram eficazes? Surpreendentemente temos tendência a não valorizar as nossas capacidades.

Tu és uma guerreira e já superaste tanta coisa na tua vida. Valoriza-te!

5ª Não tentes adivinhar o futuro.

Temos tendência a imaginar sempre que vai acontecer o pior, mas porquê?

Grande parte das vezes, o pior cenário nunca acontece. Ou então, acontece em poucas situações. Por isso, não te pré-ocupes! Ou seja, não ocupes a tua mente com algo que ainda não aconteceu.

6º Por vezes, podemos mesmo ser mais pragmáticos.

Alguma vez pensaste: Se isto acontecer, qual o pior cenário possível?

O que acontece é que, por vezes, o pior cenário não é assim tão assustador e até pode ter solução. Na verdade, até pode ser algo transformador e necessário😊

7º Muda o foco do teu pensamento.

Por mais que pareça complicado, muda o teu estado emocional! Sim é possível! Se podes chorar quando observas um filme, também podes sentir alegria e entusiasmo.

Faz algo que te motive e expanda! Por exemplo: dançar, ver filme cómico, ouvir musica inspiradora, pintar… algo que te faça feliz!

8º Faz uma prática de relaxamento físico

O relaxamento ajuda a descontrair, a mudar o foco do nosso pensamento.

9º Atividade física

Na realidade, a atividade física ajuda a desligar a mente dos pensamentos exagerados. Se com a atividade que estás acostumada não resulta, experimenta algo mais intenso. Tenta perceber, existe espaço para outra coisa na tua mente? No fundo, depois de tanto suar, queremos é um banhinho e uma cama 😊

10º Medita

A meditação, enquanto processo, tem por base a concentração. Sobretudo, ajuda a direcionar os teus pensamentos e reduzir a frequência dos mesmos. O meu conselho escolhas é que medites com foco:

  • na respiração
  • num mantra;
  • no corpo;
  • na energia.

Faz da tua vida uma meditação e foca o teu pensamento na Alegria e Energia Positiva.