Com os dias que correm sentimos cada vez com menos energia e recorremos a formas mais fáceis e pouco duradouras de obter esta energia. Quantos cafés tomas por dia? E mesmo assim sempre com sono e cansaço!
Porém, podemos observar a forte ligação de elevar a nossa energia através da meditação/ consciência, pois acalmar e focalizar a mente, é uma solução altamente eficaz para o aumento da energia — especialmente a longo prazo.
A meditação ajuda a aliviar o stress e promove uma perspetiva positiva da vida, o que pode aumentar gradualmente os níveis de serotonina, basicamente quando os teus níveis da serotonina se encontram normais, estás mais concentrada, calma e mais feliz.
Apresentamos te algumas dicas de como aumentar a tua energia:
- Melhorar a Qualidade do Sono
Quando aliamos a meditação com o sono, ocorre uma variedade de alterações fisiológicas, pois, ao acalmares a tua mente estás impedida de pensar em assuntos preocupantes e preparas o teu cérebro de forma a moldar uma rotina de sono com melhor qualidade e descanso, que resulta num aumento de níveis de energia.
- Alimentação
Ao consumires alimentos com um baixo índice glicémico, os alimentos com baixo índice glicémico incluem cereais integrais, vegetais de alta fibra, frutos secos, e óleos saudáveis como o azeite. Basicamente os alimentos ricos em hidratos de carbono têm os mais altos índices glicémicos, daí muitas de nós sentimos inchadas e fatigadas.
Uma dieta saudável e equilibrada provoca desta forma um aumento dos teus níveis de serotonina; existem alguns alimentos, como a banana, o salmão, as nozes e os ovos, que são ricos em triptofano, um aminoácido essencial ao organismo, que tem a função de produzir serotonina no cérebro, também conhecida pelo hormona da felicidade, que contribui para a sensação de alegria e bem-estar.
- Exercício físico
A tua rotina de exercício física pode e deve ser um exercício meditativo.
A meditação torna-se um complemento perfeito para uma rotina de exercício físico e vai te ajudar em dois aspetos: a tua mente e o teu espeto físico ao mesmo tempo. É comprovado assim que o teu estado de espírito e os teus níveis de energia aumentam.
- Atividades que te deixam relaxada
Como ouvir música, ir ao cinema, cozinhar, passeios pela cidade ou espaços rurais, são estes momentos em que o teu corpo está a praticar uma forma de descanso para a tua mente enquanto trabalhas com outras partes do teu corpo; Quando estás relaxada a ouvir a tua playlist o teu humor melhora, o que beneficia o teu nível de concentração, e de acordos com estudos ajuda a melhorar a capacidade de criar laços sociais – um efeito associado à oxitocina, a hormona do amor e da conexão.
Em 2015, para efeitos de estudo, foi pedido a quatro cantores de jazz, que interpretassem duas canções diferentes: uma improvisada, outra composta. Quando os cantores improvisaram, os seus níveis de oxitocina aumentaram. Isto comprova que o aumento da hormona deriva da atuação improvisada, pois exigiu um comportamento social forte, como a cooperação e a comunicação entre eles.
- Rotina organizada
Uma das formas que podes diminuir o teu stress, é aprender a delegar e organizar as tuas tarefas diárias, desde fazeres a tua cama a acabar aquele relatório. Se não estabeleceres uma estratégia eficaz para as tuas responsabilidades, aumentas assim os teus níveis de stress que te vai causar cansaço físico e mental. Organizar é uma forma poderosa de trazer mais facilidade e alegria ao teu espaço mental.