Bhramari Pranayama é uma técnica muito eficaz que acalma instantaneamente a mente.

É um dos melhores exercícios de respiração para liberar a mente da raiva, agitação, frustração e ansiedade.
Uma técnica simples de fazer, e pode ser praticada em qualquer lugar seja em casa ou no trabalho; uma opção instantânea disponível para desestressar a ti mesma.

O nome da técnica da respiração é derivado de uma abelha negra indiana chamada Bhramari (Bhramari = tipo de abelha indiana. Pranayama = técnica de respiração).

A expiração nesse pranayama se assemelha ao típico “zumbido” da abelha, o que explica o nome dado à técnica.

Como praticar o Pranayama Bhramari (Respiração da Abelha):

  • Senta-te com a coluna reta, num canto silencioso e bem ventilado, com os olhos fechados. Mantém um sorriso gentil no rosto.
  • Coloca os teus dedos indicadores nos ouvidos. Há uma cartilagem entre a bochecha e a orelha. Coloca os indicadores nessa cartilagem.
  • Inspira profundamente, e ao expirar, gentilmente pressione na cartilagem. Podes manter a cartilagem pressionada, ou pressioná-la e soltá-la com os seus dedos, enquanto fazes um zumbido alto, como o som de uma abelha.

Podes desta forma também fazer um som de baixa frequência, mas para que a técnica seja bem executada, o ideal é fazeres um som de alta frequência, para obteres melhores resultados.

Inspira novamente e continua o mesmo processo por 6 ou 7 vezes.

Mantém os olhos fechados durante algum tempo. Observa e tem a consciência das sensações no teu corpo e na tua quietude.

Podes também praticar Bhramari Pranayama, deitado de costas ou deitado de lado direito. Quando praticá-lo deitado, apenas fazes o som do zumbido e não te preocupes em manter os dedos indicadores nos seus ouvidos, pois não é necessário.

Podes praticar este Pranayama de 3 à 4 vezes ao dia.

Benefícios do Pranayama Bhramari (Respiração da abelha):

– Alívio instantâneo da tensão, raiva e ansiedade. É uma técnica de respiração bastante eficaz para pessoas com hipertensão, pois acalma a mente agitada;
– Alivia, quando sente calor ou tem uma leve dor de cabeça;
– Ajuda a reduzir enxaquecas;
– Aumenta a concentração e da memória;
– Desenvolve a confiança;
– Ajuda a reduzir a pressão sanguínea:

Pontos a realçar enquanto se faz o Pranayama Bhramari:

– Assegura que não estás a colocar o dedo dentro da orelha, mas sim apenas na cartilagem;
– Não pressionar a cartilagem com demasiada força;
– Gentilmente pressiona e alivia com o dedo;
– Enquanto fazes o som de zumbido da abelha, permanece com a boca fechada;
– Podes manter os dedos em Shanmukhi mudra (posição das mãos) enquanto fazes esse pranayama. Para sentar-se em Shanmukhi mudra, coloca gentilmente os teus polegares nas cartilagens dos ouvidos, os dedos indicadores na testa, logo acima das sobrancelhas, os dedos do meio nos olhos, os dedos anulares nas narinas e os dedos mínimos nos cantos dos seus lábios;

Contraindicações:

Não há nenhuma. Uma vez que este pranayama for aprendido corretamente, qualquer pessoa pode praticar, seja uma criança ou um idoso.
O único pré-requisito é que o pranayama deve ser feito de estômago vazio.

Para praticares e obteres melhores resultados com a meditação, deves ter uma prática consistente e duradoura.  Por ser tão real como tu, sei perfeitamente a dificuldade em integrar a prática de meditação no nosso dia a dia , por isso criei uma  metodologia pensada exclusivamente para mulheres reais com vidas agitadas.  No programa I Am Energy, ajudo-te a criares o teu próprio método de meditação, rápido, fácil e muito eficaz. Conhece melhor o  programa  que utiliza a Energia e Consciência das 5 Dimensões (física, mental, emocional, etérica e espiritual), só assim consegues os resultados e benefícios de toda a prática meditativa.