Há momentos da vida, em que a mente não consegue compreender as situações que enfrentamos, o que provoca conflitos entre os pensamentos que temos com a realidade e os seus factos.
Os pensamentos, são eventos mentais que surgem na mente e dependem do nosso estado de espírito. Neste caso, dependem do acontecimento que levou ao estado de espírito de depressão versus ansiedade.
A mente por norma, tende a determinar conclusões em que conduz para uma espiral de depressão ou ansiedade. É fundamental nestes momentos, perceber com clareza o que são pensamentos e os factos.
Qualquer indivíduo, com base no seu estado mental e emocional pode certas vezes interpretar os pensamentos como se fossem factos, em que muitas vezes pensa que não consegue desenvolver ou implementar uma certa tarefa logo assume que não consegue fazer, e assim de facto não consegue fazer.
O que na verdade, é a mente a transmitir esse pensamento de ansiedade, e não um facto, pois o indivíduo pode estar apto para realizar essa tarefa/ação o que pode realmente ser um facto.

O ser humano possui um poder mental de liberdade total, desde pensar em fantasias a imaginar em realidades alternativas, contudo isso não significa que estes pensamentos sejam a realidade.
A técnica de diferenciação, tem por objetivo mostrar ao paciente que o pensamento pode não necessariamente refletir a realidade do presente e que devido a essa dissociação é possível que ocorram comportamentos disfuncionais que podem resultar em momentos indesejáveis e inconvenientes para a vida do indivíduo.
A aplicação da técnica consiste primeiramente em explicar a diferença entre os pensamentos e os factos. Demonstrar com exemplos a sua clara diferença.
Identificar os momentos em que há essa conexão e explicar que só porque o paciente acredita em algo não significa que seja um facto para todos, pois deste modo a pessoa pode agir com base num pensamento surreal e seus comportamentos podem impactar negativamente a mente e o presente. As pessoas que enfrentam constantemente pensamentos negativos, como tristezas e raivas, podem estar a contribuir para para que esses sentimentos se entrem em correlações erradas entre factos e pensamentos. Por exemplo, se uma pessoa se sente só e abandonada, o pensamento imediato é que o seu companheiro de vida já não a ama mais, e devido a essa convicção apresenta mais pensamentos tristes e de frustração maior, provocando conflitos na relação.
Modelo:
- Pensamento: Não vou ter sucesso neste objetivo, porque não percebo como atingi-lo.
- Facto: Perceber os conteúdos do plano para atingir esse objetivo, é fácil e claro.
- Comportamento: Não trabalhar para compreender, pois pensa que não consegue entender o plano e de como atingir os objetivos.
Resultado: Assim, o pensamento negativo assumiu que não consegue, logo os objetivos não foram alcançados, causando eventos e comportamentos inapropiados.
Possíveis Resultados: O desenvolvimento de uma melhor capacidade de distinção entre pensamentos e factos, em que enfraquece o sistemas de crenças disfuncionais dando origem a comportamentos mais adaptativos para a vida da pessoa.
Inicia o teu caminho rumo à Paz, Alegria e Saúde Plena. Para praticares e obteres melhores resultados com a meditação, deves ter uma prática consistente e duradoura. Por ser tão real como tu, sei perfeitamente a dificuldade em integrar a prática de meditação no nosso dia a dia, por isso criei uma metodologia pensada exclusivamente para mulheres reais com vidas agitadas. No programa I Am Energy, ajudo-te a criares o teu próprio método de meditação, rápido, fácil e muito eficaz. Conhece melhor o programa de Saúde- Consciência e Energia das 5 Dimensões (física, mental, emocional, etérica e espiritual), só assim consegues os resultados e benefícios de toda a prática meditativa.