O conhecimento da utilização da cor como terapia de cuidado complementar é uma mais-valia no processo de autocuidado e também uma mais valia a todos os profissionais e terapeutas de saúde que desejem cuidar mais e melhor, sendo criativos nos recursos terapêuticos.

As cores fazem parte da nossa realidade e desempenham um papel fundamental na forma como nos sentimos e reagimos em várias situações da vida. As cores apresentam várias frequências de energia que nos acalmam ou energizam influenciado também o ritmo cardíaco e frequência da respiração.

Cromoterapia

A energia terapêutica da cor, a Cromoterapia é a prática de utilizar as cores e as suas frequências para otimizar a saúde tanto físico como emocional. Cada cor baseia-se numa ação diferente, por exemplo a exposição da luz vermelha deixa a mente em mais alerta, o que faz com que aumente a pressão sanguínea, estimula determinadas emoções e, por conseguinte, uma ação. Desta forma as emoções serão exatamente opostas se a exposição tiver o efeito tranquilizador da cor azul.

Também os chakras são representados por cores específicas que tem associado uma determinada vibração ou frequência. Portanto, quando os chakras se desequilibra, a terapia da cor ajuda neste equilíbrio.

A escolha da cor é significativa no problema que se pretende cuidar. Numa fase inicial, comece por aplicar esta prática na decoração da casa. Seja um apartamento ou um espaço maior, assim, ao planear a decoração da casa, é necessário considerar a cor que vai influenciar a sua mente e o seu corpo energético.

Para conseguir dormir melhor, o objetivo é criar uma ação calmante usando o verde-suave para o quarto. Contudo, a energia vibrante e alegre da cor vermelha é ideal para espaços onde haja mais movimento, como o local de brincar das crianças. O amarelo, representa inspiração, com base na luz do sol, é perfeito para uma sala de estudo ou trabalho. Assim a energia da cor já está ativa na própria essência do seu ser, nas regiões dos seus chakras.


A melhor maneira de manter o equilíbrio mental, emocional e espiritual é a técnica meditativa de respirar a cor para os chakras. (esta técnica é aprofundada no programa I am EnergY).
Ao longo da vida, será necessário compreender e decidir que cor prefere. Pois cada cor tem propriedades curativas específicas, esta técnica irá ajudar a concentrar toda a atenção numa série de dores físicas e mentais, como artrite, pressão alta, esgotamento nervoso, ansiedade e outros.

Cada doença está associada ao desequilíbrio de certos chakras e as cores podem ser usadas para o tratamento. Assim se uma pessoa que tenha uma tiróide precisa da cor azul. Se a tiróide estiver mais hiperativa, provavelmente precisará do verde, que é uma cor que promove o equilíbrio geral do campo. A cor verde e rosa irão ajudar o paciente a recarregar e a equilibrar o chakra do coração, que é fundamental para o processo de cura, pois toda a energia precisa de passar pelo centro do chakra do coração para chegar ao corpo do recetor.

Deste modo percebemos que as cores influenciam e ajudam a compreender melhor as situações que enfrentamos, sejam elas de pressão, de alegria, de auto-estima ou de tristeza. Porém, ao mesmo tempo, evitamos a exposição a certas cores devido às experiências pessoais associadas, sejam cor associadas a espaços físicos a peças de roupa, em que podemos alternar as cores consoante a energia que o nosso corpo transmite.

Inicia o teu caminho rumo à Paz, Alegria e Saúde Plena. Para praticares e obteres melhores resultados com a meditação, deves ter uma prática consistente e duradoura.  Por ser tão real como tu, sei perfeitamente a dificuldade em integrar a prática de meditação no nosso dia a dia, por isso criei uma metodologia pensada exclusivamente para mulheres reais com vidas agitadas.  No programa I Am Energy, ajudo-te a criares o teu próprio método de meditação, rápido, fácil e muito eficaz. Conhece melhor o programa de Saúde- Consciência e Energia das 5 Dimensões (física, mental, emocional, etérica e espiritual), só assim consegues os resultados e benefícios de toda a prática meditativa.