A interpretação de cada uma das Emoções funciona como que uma bússola. Descobre como interpretar cada uma delas.
Segundo Tony Robins as emoções são apelos para ação. Para ele existem quatro formas básicas pelas quais lidamos com a emoção:
Abstenção
A reação quando queremos evitar as emoções dolorosas. O mesmo acontece quando por vezes não queremos sentir nenhuma emoção. Por exemplo, se tememos a rejeição evitamos todas as circunstâncias que nos possam levar até ela. Devemos apender a descobrir o significado oculto e poderoso daquilo que julgamos ser uma emoção negativa.
Negação
No fundo é o sentir uma emoção e dissociar-se desta como se não fosse assim tão mau. No entanto, mantém-se presente a carga negativa da emoção. Sentir uma emoção e tentar fugir, só cria mais dor. Ao ignorarmos, ao não reagirmos, a emoção acaba por se tornar mais evidente. Este é uma reação que se vai intensificar até que prestemos atenção.
Competição
Muitas pessoas param de lutar contra a emoção negativa e intensificam-na. No entanto, apenas fazem com que se torne pior do que já é. Caso disso é quando por vezes dizem: “Achas que tua situação é má? Ouve a minha!”. Neste caso em concreto falamos de quem tem orgulho em vivenciar estados negativos.
Aprender e usar
Se queremos que a nossa vida se desenvolva devemos fazer com que as emoções trabalhem para nós. Não podemos escapá-las, desligá-las, ou banalizá-las. Também não podemos permitir que controlem nossa vida. Ate porque, todos os dias aprendemos algo!
As Emoções são bússolas internas que te apontam a direção a seguir
Devemos aprender a usar as nossas emoções e usá-las a criar a vida que desejamos e uma qualidade de vida melhor.
Emoções são Sinais de Ação!
São uma dádiva, uma orientação, um sistema de apoio, um apelo à ação.
Qual a fonte das emoções? Nós!
Somos nós que as criamos as emoções.
Normalmente criamos as emoções com base nos acontecimentos externos. Contudo, é a interpretação aos acontecimentos que nos faz ter determinada emoção. Por consequência, somos nós que decidimos o que sentir. Podemos sentir qualquer coisa que queiramos em qualquer momento.
Por este motivo é importante criar âncoras. Uma espécie de lembretes para nos lembrarmos de ser felizes e gratos. Por exemplo, sempre que vejo um arco íris sinto-me feliz pela beleza e aparente magia daquelas cores fantásticas. Para mim, são presentes do universo para alegrar a minha vida.
Podemos mudar a perceção de determinados eventos, mudando a nossa fisiologia ou fazendo perguntas melhores.
Seis passos para controlar a Emoção
Identificar o que se sente
Identificar a emoção que está por detrás daquele sentimento. Raiva, medo, insegurança, rejeição… Podemos mudar a intensidade da emoção pelo vocabulário utilizado. Um exemplo prático é dizer “estou com uma depressão”, “hoje estou um pouco mais triste”, ou até “estou menos feliz”.
Reconhecer e apreciar as suas emoções, sabendo que o apoiam
Sentir-se grato por haver uma área do cérebro que envia sinais de apoio. Todas existem para promover uma mudança positiva. Qualquer coisa que resista tende a persistir.
Seja curioso em relação à mensagem que a emoção lhe está a oferecer
Ficar curioso ajuda a dominar a emoção, a resolver o desafio e evitar que o mesmo problema ocorra no futuro.
- O que quero realmente sentir?
- Em que teria de acreditar para me sentir como me tenho sentido?
- O que estou disposto a fazer para criar uma solução e dominar a situação agora?
- O que posso aprender com isto?
Sinta-se confiante
Relembrar situações em que já se tenha tido sucesso ao controlar essa emoção. Se anteriormente já foi possível controlar essa emoção, é sinal que temos os recursos para controlar novamente. Só é preciso nos lembrarmos da estratégia que utilizámos.
Ter a certeza que se consegue lidar com algo, não apenas hoje mas também no futuro!
Na realidade, é encontrar uma estratégia que resulta e tê-la presente. Desta forma, tudo se vai tornando mais simples e de resposta mais rápida. As repetições, com intensidade emocional, criam no nosso interior, um caminho neural que permite lidar com essa situação como se fosse real. Uma estratégia é mesmo anotar três a quatro formas de mudar a perceção de um momento, quando surgir o sinal da ação (emoção).
Entusiasme-se e aja
Fique entusiasmado por saber que pode dominar a emoção e realize uma ação imediata para o comprovar.
Os dez sinais para ação
Desconforto
Uma emoção que não tem grande carga de intensidade. No entanto, incomoda e cria sensações desagradáveis pois as coisas não estão bem.
Mensagem: tédio, impaciência, apreensão, aflição ou pequeno embaraço
Medo
As emoções de medo incluem tudo! Dos níveis mais baixos de preocupação e apreensão, à preocupação intensa, ansiedade, pavor e até terror.
Mensagem: É altura de nos prepararmos para algo que vai acontecer em breve.
Solução: Analisar aquilo de que sente medo e determinar o que fazer. A preparação mental é igualmente importante. Calcular as ações a ter, de forma a lidar com a situação da melhor forma. No final, saber que fizemos tudo o que podíamos. Na realidade, nem sempre o que tememos se concretiza.
Mágoa
Um sentimento normalmente gerado por sentimento de perda.
Mensagem: Temos uma expetativa que não se cumpriu. No entanto, a expetativa é algo pessoal. Por vezes, as pessoas não são culpadas de não corresponderem às expetativas criadas por nós.
Solução: Perceber que na realidade não perdemos nada! Apenas podemos tentar perder a expetativa irrealista, bem como, a falsa perceção de que a pessoa está a tentar magoar ou ferir.
Comunicar de forma elegante e apropriada – tentar usar uma comunicação não violenta pois de nada vai ajudar.
Raiva
Um sentimento que pode incluir! Desde irritação ligeira, à raiva propriamente dita, ao ressentimento e à fúria.
Mensagem: A quebra de uma regra ou padrão pessoal que nos é importante. Seja quebrada por alguém, ou por nós mesmos.
Solução: Perceber que os outros podem não conhecer as nossas regras.
Podem ser as suas regras, mas podem não ser as melhores regras! Questionar: a longo prazo, qual a importância para nós?
Frustração
Sentimento que pode vir de muitos caminhos. Desde os momentos em que nos sentimos cercados por bloqueios nas nossas vidas ou até quando o nosso esforço constante é constante e não se recebe recompensa.
Mensagem: É um sinal animador. Significa que o teu cérebro acredita que poderia estar a sair-se melhor do que está. Significa que a solução para o problema pode estar ao nosso alcance. No entanto, a abordagem que estamos a fazer não está a funcionar. Este é um sinal para nos tornarmos mais flexíveis.
Solução: Compreender que a frustração é positiva e amiga! Na realidade, devemos procurar novos meios para atingir resultados. Como ter uma abordagem mais flexível? Podemos encontrar um modelo, alguém que tenha encontrado um meio de alcançar o que desejamos.
Desapontamento
O Desapontamento pode ser bastante devastador. Seja em que se sente desiludido, ou quem acha que vai perder alguma coisa para sempre. Tudo o que nos faz sentir tristes e derrotados por esperar mais do que se recebe é desapontamento.
Mensagem : A expetativa que tínhamos, o objetivo pelo qual estávamos a lutar, provavelmente não vai acontecer. Assim, é altura de mudar as tuas expetativas. É altura de adequar à situação e iniciar uma ação para alcançar imediatamente um novo objetivo.
Solução: Determinar o que se pode aprender com a situação. Certamente, iremos usar a aprendizagem para ajudar a alcançar no futuro aquilo que se procurava.
É igualmente importante fixar um novo objetivo. Algo mais inspirador e algo para fazer um progresso imediato. Assumir que muitas vezes as coisas que nos desiludem são apenas desafios temporários.
”Os atrasos de Deus não são recusas de Deus”.
Nesse sentido, por vezes devemos desenvolver a paciência, como quem planta uma árvore.
Culpa
A culpa, arrependimento e remorso estão entre as emoções que mais os seres humanos evitam na vida.
Mensagem : A culpa diz-nos que violamos regras nossas muito importantes. Que se deve fazer algo imediatamente para garantir que não volte a acontecer. A dor é uma alavanca incrível para mudar comportamento. Negar ou suprimir só vai fazer que esta se intensifique.
Solução: Reconhecer que violámos um padrão crítico que estipulámos para nós. Assumir o compromisso de não deixar que este comportamento volte a acontecer no futuro. Em simultâneo, descobrir formas de não voltar a cometer os mesmos erros, bem como definir formas de resolver com padrões mais elevados e alinhados com os nossos valores e padrões pessoais.
Desadequação
O sentimento de falta de valor ocorre sempre que não conseguimos fazer alguma coisa que deveríamos fazer.
Mensagem: Procurar perceber se temos o nível de competência necessário para desenvolver a tarefa em questão. Poderá ser necessário mais informação. Bem como, compreensão, estratégia, instrumentos ou confiança.
Solução: Avaliar se estamos a ser demasiado exigentes! Perceber que não temos de ser perfeitos em tudo e se podemos melhorar em alguns aspetos.
É também uma ajuda encontrar um modelo eficaz na área que nos provoca este sentimento e pedir orientação.
Sobrecarga
Pesar, depressão e desamparo são manifestações de sentir sobrecarregado. O pesar surge quando sente que não há um significado fortalecedor para algo que ocorreu. Ou então, que a vida está é influenciada de forma negativa por pessoas, acontecimentos ou forças que estão fora de controlo. Outro ponto a ter em conta é quando as exigências são maiores do que a capacidade de dar resposta.
Mensagem: Reavaliar o que é mais importante para nós em determinada situação. É um sinal de que estamos a tentar dar respostas a muita coisa ao mesmo tempo, a tentar mudar tudo da noite para o dia.
Solução: Escrever todas as coisas que estamos a tentar dar resposta. Como resultado, perceber o grau de importância e de prioridade. O facto de escrever no papel ajuda a ganhar clareza e controlo. Começar por dar resposta ao que é mais prioritário, para que não se tornem urgentes.
Definir um grande plano/projeto em pequenos objetivos.
Solidão
Qualquer coisa que nos faça sentir sozinhos, afastados ou separados dos outros.
Mensagem: É preciso ligação às pessoas. Por vezes depreendem que deve ser uma ligação intima ou sexual .Depois sentem-se frustradas, porque ainda se sentem sós mesmo depois desta ligação.
Solução: A solução para a solidão é compreender que pode estabelecer ligação com outras pessoas imediatamente. Existem pessoas interessadas em toda a parte. No entanto, é importante que identifiques que tipo de ligação precisa.
A solidão tem uma coisa boa! Significa que se reconhece gostar de ter companhia. Reconhecer e agir no sentido de encontrar alguém que lhe faça companhia.