O Meditar não tem de ser difícil, demorado e nem tão pouco, sempre tão formal. Pois, duma forma convencional, quando falamos sobre a meditação, a cultura dominante relaciona atividades como yoga, caminhar, exercícios de respiração. Contudo, podes facilmente adaptar a meditação em tarefas do teu dia a dia.
Naqueles dias em que tens a agenda preenchia e achas que “Não tenho tempo suficiente” e muitas vezes essas mesmas tarefas acabam por acumular que provoca um stress para a tua mente e corpo.
A meditação não deve ser vista como uma pausa na tua rotina, mas sim como um processo transformador que enriquece a vida e o teu ambiente.
O meu método de meditação tem por base o MIT 5D – Meditação Integral Terapêutica em 5 dimensões:
- Físico, Emocional, Mental, Energético e Espiritual
No começo deve passar por uma transformação gradual do mindset, até conseguir entender que a vida que lede no quotidiano pode ser em si uma forma de meditação.
A meditação pode e deve ser um momento que tiras para viver intensamente cada momento com consciência plena. É um processo no qual estás num silêncio calmo e ouves a tua história, a tua verdade.
Por exemplo, nas tuas tarefas diárias, como acordardes, fazer a cama, tomar banho, pode ser transformada num ato de meditação. Simplesmente transformando essa ação com um maior foco na tua respiração, na tua mente.
- O teu primeiro momento do dia, “O Acordar”, é um momento de conexão energética, onde sentes todos os movimentos do corpo, sentes a energia da Vida a entrar, para recomeçar novamente o dia.
- O teu tomar banho, possivelmente já se transformou num banho meditativo, que consiste em a tua mente estar completamente relaxada sob a água a passar pelo teu corpo, onde esqueces facilmente dos teus problemas por certos momentos. É o momento ideal para conectares com os teus sentidos. Um ritual matinal meditativo eleva o teu dia com uma mente mais clara e concentrada.
- Quando estás a aspirar a casa, estás a purificar o teu espaço pessoal transformando-o num espaço limpo, seguro e ideal para a tua mente alcançar a Paz interior.
- Quando corres ou caminhas foca na respiração a cada passo dado. Assim concentraste na respiração e nos teus movimentos.
- A Música, sendo ela algo tão subjetivo a cada pessoa, ao associares os ritmos da música à respiração, desta forma praticas também a meditação. Por exemplo: antigamente, os monges quando ouviam os sinos do templo praticavam a sua respiração com o som das baladas de forma a meditarem.
Porém a meditação executada de forma correta, vai ajudar a transformar a tua vida, porque vais trabalhar a mente conectando com a tua energia-positiva.