A meditação de um minuto permite que possa ser feita em qualquer lugar. É impressionante descobrir que com apenas 60 segundos, é possível poder reiniciar completamente o estado da sua mente. 

Meditar durante um minuto pode ser incrivelmente eficaz, uma vez que nos oferece uma oportunidade ideal para fazer uma pausa, respirar fundo e recarregar.

O objetivo principal é ajudar o cliente/utente a resgatar a alegria de viver. Impedir que as sensações de ansiedade, stress, frustração e tristeza se transformem em sentimentos de infelicidade constante ou até mesmo em depressão. 

Assim é fundamental que o cliente/utente concentre toda a atenção na respiração e que foque nos seus pensamentos que vão surgindo e desta forma enfrentá-los.
Nesta fase o cliente/utente deve compreender que os pensamentos negativos que tem não refletem o seu carácter ou a personalidade. Assim, deve-se perceber que os pensamentos e as sensações negativas são apenas temporárias e que existe a ocorrência de agir com base neles ou não. 

Modelo de Aplicação:

  1. Indique ao cliente/utente para que se sente direito numa cadeira com um encosto reto. Caso seja possível, afaste um pouco as costas do encosto da cadeira para que a coluna vertebral seja capaz de endireitar-se sozinha. Os pés podem repousar no chão. Fechar os olhos. 
  2. Concentrar a atenção na respiração. Enquanto o ar flui para dentro do corpo, focar nas diferentes sensações geradas por cada inspiração e expiração. Não é necessário diminuir ou acelerar o ritmo da respiração.
  3. Após alguns instantes, a mente pode começar a expandir e a dispersar, contudo é importante que mantenha o foco na respiração. Ao o utente se dar conta disso, trazer a atenção de volta à respiração, de forma gentil. Mas por outro lado, quando o utente percebe que a mente está a dispersar, e volta ao exercício é assim primordial para a prática da meditação de atenção plena.
  4. Assim que começar a sentir paz, será apenas por breve momentos. E caso se sinta entediado e frustrado, o cliente/utente deve perceber que será também apenas por breve momentos. Apenas respire e concentre-se no momento presente. 
  5. Após um minuto, peça ao cliente/utente que abra os olhos devagar para que este processe o momento.

Possíveis Resultados: Estudos demonstram que as pessoas que meditam com regularidade encontram-se mais felizes, uma vez que que as emoções positivas estão associadas a uma vida mais plena e saudável

A ansiedade, a depressão e a irritabilidade diminuem com o quão regular as sessões são. Pois os clientes reagem de forma mais rápida e eficaz, seja mental ou física. 

A prática da meditação reduz os principais indicadores do stress incluindo a hipertensão. Também é eficaz para reduzir o impacto de doenças graves como dor crónica e cancro, podendo assim auxiliar no combate à dependência de drogas e álcool. 

Bibliografia

Conceição, Jaquelini; Bueno, Gabriela. 101 Técnicas da terapia cognitivo-comportamental, SC : Ed. da UnC, 2020.