A respiração consciente é uma prática milenar usada ao longo do tempo para promover a conexão com a sabedoria interior que reside em cada ser humano, de forma a alcançar uma maior consciência de si mesmo e do mundo que o rodeia, criando um estado de equilíbrio e harmonia físico, mental e emocional.
É uma técnica de meditação simples, mas poderosa, que pode ser praticada sentada, deitada ou em pé por qualquer pessoa, independentemente da sua habilidade ou experiência, e integrada facilmente na rotina diária.
O foco da prática está na atenção que temos de prestar à respiração, concentrando-nos nos seus ciclos ou fases, a inspiração e a expiração, e no momento presente, sem julgar ou analisar o que está a acontecer. Na fase ativa, a inspiração (ou inalação), os pulmões enchem-se de ar fresco rico em oxigénio e a passiva, a expiração (ou exalação), os alvéolos pulmonares contraem-se e libertam ar rico em dióxido de carbono para o exterior.
A respiração é um processo biológico essencial, controlado pelo sistema nervoso, que opera como âncora do nosso corpo, permite-nos escutá-lo e observar as suas necessidades. Ao adotarmos esta postura observadora, centrada na respiração, nos seus ciclos, e focada no momento presente, permitimos que o corpo e a mente relaxe. Ao adotarmos esta prática meditativa de forma regular estamos a desenvolver um hábito saudável que faz toda a diferença, o autocuidado, uma forma de nos amarmos e cuidarmos que potencia a saúde física e emocional.
Esta técnica meditativa tem inúmeros benefícios, já comprovados cientificamente, como a redução do stress e ansiedade, aumento da concentração e clareza mental e o alcance de um estado de relaxamento profundo.
Além dos benefícios mentais e emocionais mencionados anteriormente, alguns estudos referem que a respiração consciente tem benefícios físicos que podem contribuir para uma melhoria da saúde em geral, reforçando o sistema imunitário e reduzindo o risco de doença cardíaca.
Vê aqui passo a passo a Prática da Respiração Consciente