Na década de 70, a filósofa havaiana Kahuna Morrnah Simeona disseminou uma ferramenta de auto-cura ancestral conhecida como Hoóponopono.
Hoóponopono é uma prática tradicional com origem no Havaí, que tem como objetivo a Reconciliação e o Perdão.
Na prática, funciona como um mantra para o amor-próprio.
Ho’o significa uma ‘causa’ em havaiano e Ponopono significa a ‘perfeição’. Assim, hoʻoponopono pode ser traduzido como “para alcançar a perfeição”.
Ho’oponopono ensina-te a limpar a tua consciência de memórias negativas, medos inconscientes, e esta prática concede perdão, paz e amor.
A prática é simples – primeiros deves reconhecer a tua própria pessoa e as tuas ações, assim estás pronta para aplicar o mantra de Hoóponopono: “Lamento, Perdoa-me, Eu amo-te, Obrigada”. Repetido várias vezes durante um intervalo de tempo, a negatividade dentro de ti é substituída por paz interior, amor e harmonia. Termina com alguns momentos de silêncio para que a tua consciência absorva a energia desta prática.
Esta prática, tornou-se mundialmente conhecidagraças ao Doutor Hew Len, um terapeuta havaiano que, supostamente, curou uma ala inteira de pacientes criminosos, sem nunca antes os ter visto ou conhecido, que sofriam de distúrbios mentais. De modo a perceber como tratá-los, ele estudou os ficheiros de cada um dos pacientes, e depois curou-os, curando-se a si próprio com este mantra. “Não os curei. Eu curei a parte de mim que permitiu que eles se manifestassem na minha realidade.” afirmou o Doutor Len.
Foi ele quem levou os conhecimentos adiante, tornando-o conhecido em todo mundo, graças a experiência com “limites zero”. Limites zero – “Significa voltar ao estado zero, onde nada existe, mas tudo é possível. No estado zero não há pensamentos, palavras, ações, memórias, programas, crenças ou qualquer outra coisa.
Para alcançar este estado, o Dr. Len chamou-o de ‘Autoidentidade através de Ho’oponopono’, onde inclui a utilização do mantra: ” Lamento, Perdoa-me, Eu amo-te, Obrigada”.
Com a prática regular, ao recitar estas quatro frases simples, vai ajudar-te a desenvolver o amor-próprio e a auto-estima nos momentos em que nos encontramos num estado de desanimo.
Esta oração tradicional havaiana de perdão é bastante poderosa pois exige que tu reconheças que algo de errado sucedeu, pois permites a ti própria a compreender esse sentimento, e estás assim a pedir perdão.
Por fim, deves reconhecer o amor, seja ele o amor próprio ou para com os outros.
Vou descrever-te como eu sinto as palavras e mantra desta técnica/meditação.
Sinto muito…(eu reconheço um erro, algo a a ser transmutado)
Me perdoo…se fiz algo errado (palavra, pensamento, sentimento )inconscientemente ,eu peço perdão…
Eu amo…(o amor transforma e limpa tudo)
Obrigada… (sou grata pois acredito que o bem maior irá atuar na minha vida)
Inicia o teu caminho rumo à Paz, Alegria e Saúde Plena. Para praticares e obteres melhores resultados com a meditação, deves ter uma prática consistente e duradoura. Por ser tão real como tu, sei perfeitamente a dificuldade em integrar a prática de meditação no nosso dia a dia, por isso criei uma metodologia pensada exclusivamente para mulheres reais com vidas agitadas. No programa I Am Energy, ajudo-te a criares o teu próprio método de meditação, rápido, fácil e muito eficaz. Conhece melhor o programa de Saúde- Consciência e Energia das 5 Dimensões (física, mental, emocional, etérica e espiritual), só assim consegues os resultados e benefícios de toda a prática meditativa.