Encontrar um sentido de vida tem sido uma preocupação constante do ser humano que existe desde o início dos tempos, e que por isso, tem vindo a ser considerado objeto de estudo e foco de várias reflexões e teorias. Recuando até à Antiguidade, filósofos como Aristóteles e Epicuro afirmam que o sentido da vida consiste em alcançar a verdadeira felicidade, refletindo a necessidade de dar um significado à existência humana.
A Logoterapia, afirma que a busca pelo sentido da vida é a principal força motivadora do ser humano. Frankl tornou-se o fundador de uma escola de psicoterapia, a Logoterapia, centrada no sentido e propósito da vida e no modo em como estes constructos contribuem para o bem-estar do indivíduo.
Para Viktor Frankl, filósofo, psiquiatra e neurologista austríaco, o Sentido da Vida é “O Motivo, o para quê, a razão pela qual se luta por alguma coisa ou para se ser de uma determinada maneira, ou seja, é o que orienta e guia os indivíduos” (Frankl, 1986, p.45).
Com base nas suas experiências pessoais, de Frankl ter perdido os seus pais, irmão e esposa estas mesmas experiências são referidas como “experimentum crucis” que provocaram o nascer e desenvolver das suas ideias terapêuticas.
Através da sua obra “O Homem em busca de sentido” narra que esta etapa da sua vida, descreve as teorias sobre o sentido da vida e sugere a relação direta entre a falta de sentido e o sofrimento psíquico.
Frankl afirma que o sentido da vida é um modo específico de dar forma e significado à situação, isto é, viver com sentido implica que o ser humano, com as suas aptidões e disposições, enfrente e encare as situações em que está envolvido.
De acordo com Frankl, a Logoterapia é sustentada por três princípios básicos:
- A Liberdade de vontade
- A Vontade de sentido
- O Sentido da vida
“…Cada pessoa é questionada pela vida, e ela somente pode responder à vida respondendo por sua própria vida.” – Frankl.
Assim, a Logoterapia vê na responsabilidade a essência propriamente dita da existência humana.
Nesta perspetiva o ser humano possui a livre vontade de escolha, decisões responsabilidades da sua vida. Mesmo perante uma situação grave, como um “vazio existencial” , cabe a cada um de nós encarar a situação, pois a Logoterapia foca na intervenção orientada para suportar e apoiar o indivíduo na busca de um sentido da sua vida.
Neste processo é fundamental remover os véus que cobrem os “olhos”, impedir que os fatores negativos se mantenham, e orientar para que percebam na realidade os motivos de satisfação e prazer e felicidade.
Algumas questões como:
– O que te dá prazer?
– O que te apaixona?
– O que dá sentido aos teus dias?
– O que tens em tua vida, pelo qual te sentes grato?
– Se já tivesses todas as necessidades básicas satisfeitas, e não te tivesses de preocupar com uma fonte de rendimento o que farias com satisfação?
Ao longo da vida, mesmo por muito desafiante que seja, procurem novas lentes, novas perspetivas.
Aprendi, ao longo destes anos, que mais importante que questionar a vida sobre o que esta tem para nos oferecer, é mais importante questionar:
O que posso eu oferecer à vida?
Só aqui o sentido de felicidade plena começa a fazer sentido.
Inicia o teu caminho rumo à Paz, Alegria e Saúde Plena. Para praticares e obteres melhores resultados com a meditação, deves ter uma prática consistente e duradoura. Por ser tão real como tu, sei perfeitamente a dificuldade em integrar a prática de meditação no nosso dia a dia, por isso criei uma metodologia pensada exclusivamente para mulheres reais com vidas agitadas. No programa I Am Energy, ajudo-te a criares o teu próprio método de meditação, rápido, fácil e muito eficaz. Conhece melhor o programa de Saúde- Consciência e Energia das 5 Dimensões (física, mental, emocional, etérica e espiritual), só assim consegues os resultados e benefícios de toda a prática meditativa.