A Técnica de Solucionar Problemas, tem por objetivo principal incentivar o cliente ou utente a identificar os problemas e as dores que enfrenta. Sejam estes problemas atuais, ou problemas que o cliente prevê e que irá colocá-lo numa situação de maior stress.
O profissional em conta, deve desta forma trabalhar com utente ou cliente, deve desenvolver um plano para que o cliente possa imaginar possíveis soluções para os problemas, além disso, pode também criar alternativas, fazendo com que todas as soluções possíveis estejam ao dispor do utente.
A técnica de solucionar problemas pode ser aplicada tanto em adolescentes como para pessoas de idade avançada. Também pode ser trabalhada em grupos e individualmente.
Modo de aplicação:
O profissional ou o terapeuta, irá ter por base cinco etapas para trabalhar a “solução dos problemas”:
- Orientação para o problema
- Definição e formulação do problema
- Abordar as alternativas
- Tomada de decisões
- Prática da solução e verificação
Inicialmente, o utente pode descrever como resolveria os seus problemas ou que conselhos e dicas indicaria a um amigo, desta forma compreendemos como o utente se sente e de que forma está preparado para resolver os seus problemas da sua vida.
O modelo de aplicação que pode ser utilizado é através da criação de um cenário para a solução dos problemas, que ajuda o cliente a definir e identificar o problema e responder às cognições que interferem, antes de discutir as possíveis e potenciais soluções. Assim pode realizar a análise do problema, as vantagens e desvantagens do problema ou do ambiente onde o problema está inserido. Perceber e identificar os problemas com pouca e maior probabilidade de ocorrer na vida do cliente.
Possíveis Resultados
A aplicação da técnica apresenta como resultado a possibilidade de o utente/cliente aprender a explicar um problema, desenvolver soluções, resolver e selecionar uma solução, executá-la e avaliar a sua eficácia. Assim, quando surgir um problema o cliente irá ter o controlo e a capacidade de como trabalhar e resolver o problema.
É fundamental trabalhar com o utente/cliente de modo que este “treine” as soluções possíveis para quandoe este enfrente uma situação problemática; o utente aprenderá a reconhecer respostas eficazes e a selecionar a solução mais adequada para cada tipo de situação, tomar decisões em situações difíceis e lidar com a ansiedade.
Bibliografia
Conceição, Jaquelini; Bueno, Gabriela. 101 Técnicas da terapia cognitivo-comportamental, SC : Ed. da UnC, 2020.